DÍZIMO A IMPORTÂNCIA DO VOTO COM DEUS!

por

em

Diz a Palavra de Deus:
“E falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor tem ordenado. Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.” (Números 30:1,2)

Moisés começa a ensinar ao povo sobre a importância de se votar diante de Deus. A palavra “voto” vem do hebraico “neder”, que significa fazer uma oferta com propósito específico. Este tipo de propósito deveria ser declarado em voz alta, diante do Senhor. Desta forma, Deus conduziria a bênção de acordo com o voto.
Quando alguém faz um voto, está empenhando a própria vida para cumprir o propósito. Temos duas palavras em hebraico que revelam a necessidade de se levar a sério o cumprimento do voto feito: alma e palavra.
A palavra alma em hebraico é “nephesh” que significa “alma, vida, pessoa, mente”. Ou seja, a vida da pessoa está empenhada naquela declaração, sendo que por isso haverá o cumprimento do propósito. E a segunda palavra hebraica é “dabar” que significa “falar, declarar, conversar e prometer”.
Veja que a declaração de um voto é algo consciente. Por não ser impensado, logo o homem liga a sua própria alma ao voto, através da sua declaração consciente. Assim também é na vida espiritual.
Houve uma grande crise nos EUA, onde a Bolsa de Valores quebrou, e o presidente na época, Abraham Lincoln, fez um voto de serem dizimistas fiéis. Ninguém comeu e nem acendeu fogão naquele dia. A partir deste voto os EUA voltaram a crescer e se tornaram uma grande potência.
O mesmo aconteceu com um personagem que conhecemos bem: Jacó. Fugindo de sua casa, ao chegar ao deserto, ele se viu cansado, então fez de uma pedra seu travesseiro. Ali ele teve uma visão, que entendeu tratar-se de uma manifestação divina. E nesta ocasião ele toma uma posição importante.
Assim, aproveitando aquele portal aberto, ele faz um voto a Deus:
Diz a Palavra de Deus:
“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gênesis 28.2 – 22)

Jacó faz um voto de ser um dizimista fiel, e dar a Deus o dízimo de tudo quanto lhe fosse concedido durante aquela jornada. A partir do voto, Jacó vai enfrentar uma longa caminhada na vida, e quando chega o momento de Deus o prosperar, um anjo é enviado para mostrar a Jacó como ele deveria fazer, pois todos os que votam a Deus o próprio Deus vai ao seu auxílio para que ele prospere dentro do propósito.

DOZE TIPOS DE FRUTOS

“ No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” (Apocalipse 22:2)

Em relação a árvore da vida mencionada, somos informados que a árvore da vida produz doze tipos de frutos, um por cada mês do ano. Em cada mês do Ano Deus tem uma promessa para sua vida financeira.
Deus preparou 1 fruto para você colher a cada mês no ano, A Bíblia relata estes frutos em Deuteronômio capítulo 28.

Janeiro: “1 E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.”
Fevereiro: “2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:”
Março: “3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.”
Abril: “4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.”
Maio: “5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.”
Junho: “6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.”

Julho: “7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.”
Agosto: “8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.”
Setembro: “9 O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.”
Outubro: “10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.”
Novembro: “11 E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.”
Dezembro: “12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

Comentários