A depressão é um sintoma mundial, sendo facilmente encontrada na população atual, caracteriza-se como um transtorno mental, ela acarreta sintomas tanto fisiológicos como psicológicos, trazendo para a pessoa acometida um misto de sentimentos. O vazio que assola é devastador, dentre os sintomas estão: humor triste, falta de energia, perda de interesse por viver, e em casos mais graves, pensamentos de morte, suicídio e automutilação.
O pensamento suicida vem dos obstáculos enfrentados, do medo de nunca acabar aquela sensação, por não conseguir lidar achando que toda sua dor é uma carga para o outro, com isso, acaba por pensar que seria um peso a menos, assim, aumentando essas idéias nebulosas (PEREIRA, 2020).
A automutilação tem como principal característica a vontade de se machucar, ocorrendo perfurações, arranhões, cortes e queimaduras. As partes que sofrem maior mutilação são a cabeça, o pescoço, a perna e a região abdominal. Para a automutilação não existe classe social nem etnia, além de acometer em sua grande maioria a população jovem, ocorrendo desde a adolescência e podendo se intensificar aos 20 anos de idade, na fase adulta.
Normalmente a automutilação é uma válvula de escape, sentindo alívio ao machucar, estando associada a culpa, solidão, tristeza, vazio e raiva. Alguns também tendem a se machucar quando sofrem assédio sexual ou passam por um momento de luto, também surgindo quando existem problemas de sexualidade. A depressão é um transtorno mental que tem a referida automutilação como sintoma, porém, apenas um profissional como por exemplo o psiquiatra poderá compreender as motivações (NODARI, 2021).
O pensamento suicida é adquirido com a depressão, são pensamentos violentos quem vem sem nem se notar, podendo acontecer constantemente e, como supracitado, são questões psicológicas sérias que precisam de atenção. A depressão não pode ser levada como um capricho ou uma fase, pois pode evoluir e ficar bem severa. Profissionais como psicoterapeutas podem ajudar bastante nessa fase, assim como outros profissionais da área da saúde.
Portanto, é necessário um olhar mais humanizado para esse tipo de problema, que por vezes acaba sendo estrutural, visto que, a sociedade não observa como uma doença que precisa ser tratada, a ajuda familiar adequada também auxilia no combate a esses transtornos mentais, assim proporcionando mais qualidade de vida para aquela pessoa.
Você que sente que é vítima dessa doença, você não está sozinho (a), vamos te ajudar e se você conhece alguém que precise de ajuda, traga e venha até a Igreja Carismática que vamos te mostra o caminho.
Temos muitos testemunhos de pessoas que sofriam com depressão e hoje estão libertas dessa doença, que através da trezena forte de são Miguel Arcanjo conseguiram a bênção da cura e você também pode ser liberto, tenha fé e venha até a Igreja Carismática mais próxima de você.
Comentários