O nascimento de Jesus foi um evento muito importante para todos nós. De condição humilde, seu nascimento foi milagroso, através de uma virgem. Ele nasceu com uma missão: salvar o mundo do pecado e nos unir novamente com Deus!
Em Nazaré, morava uma mulher chamada Maria, que estava noiva de José. Certo dia, um anjo apareceu a Maria e lhe contou que ela havia sido escolhida para uma missão muito especial: dar à luz ao salvador do mundo!
“Mas o anjo lhe disse: Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.
Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim” (Lucas 1:30-33)
Maria perguntou como isso seria possível, visto que ela ainda era virgem. O anjo lhe explicou que o bebê seria concebido do Espírito Santo e seria o Filho de Deus.
“Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?”
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.” (Lucas 1:34,35,38)
Quando José descobriu que Maria estava grávida, ele quis desfazer o noivado. Então, Deus enviou um anjo a José em sonho para lhe explicar a situação.
“Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:
“A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.
Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.
Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus. ” (Mateus 1:20-25)
Nessa altura, o imperador romano ordenou um recenseamento. José teve de ir para sua cidade natal de Belém para ser registrado e levou Maria. Em Belém, chegou a hora de nascer o menino mas não havia lugar para eles na hospedaria. Por isso, Maria colocou o bebê em uma manjedoura para dormir. Depois de oito dias, o menino foi circuncidado e chamado Jesus.
“Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.
Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,
e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2:4-7)
No dia em que o menino nasceu, um anjo apareceu a alguns pastores de ovelhas que estavam no campo e lhes contou que o salvador tinha nascido. Os pastores foram visitar o menino e o encontraram na manjedoura, tal como o anjo tinha dito! Depois eles foram e contaram para toda a gente sobre a criança e louvaram a Deus.
“E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.” (Lucas 2:9-14)
Maria e José levaram o bebê para o templo em Jerusalém para ser dedicado a Deus. Lá, dois idosos tementes a Deus chamados Simeão e Ana, profetizaram que Jesus seria o salvador. Os pais do menino ficaram muito admirados com tudo que ouviram.
“O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a respeito dele.
E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado.” (Lucas 2:33-35)
Jesus cresceu e, anos mais tarde, cumpriu o propósito para o qual havia nascido: ele se tornou o Salvador do mundo!
Feliz Natal!
“Porque deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Comentários