A FIDELIDADE DE JACÓ

por

em

Ninguém é perfeito, e na maioria das vezes as pessoas chegam com uma fé defeituosa na igreja. A igreja é uma escola da fé onde primeiro você decide ser fiel a Deus, e Deus passa a transformar uma pessoa de dentro pra fora.
Diz a Palavra de Deus:
“Mas o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22).

A bíblia nos mostra a história em que Jacó, que através de sua fidelidade a Deus, teve sua história de vida transformada.
Primeiro acontecimento em Betel: A primeira vez que Deus falou com Jacó foi quando ele fugiu de casa, depois de ter enganado seu pai e roubado a bênção de seu irmão. Jacó adormeceu em Betel e viu anjos subindo e descendo uma escada que chegava aos céus. Deus lhe apareceu e prometeu cuidar dele e o trazer de volta à sua terra natal. (Gênesis 28:13-15).

Jacó era traiçoeiro e estava fugindo das consequências de suas ações, mas Deus o abençoou. O amor de Deus é incondicional. Jacó não mudou logo seu comportamento mas prometeu adorar a Deus se Ele cuidasse dele nas suas viagens.
Segundo acontecimento foi a ordem para voltar: Deus realmente cuidou de Jacó, lhe dando uma família e muitas riquezas. Vinte anos depois, Deus falou novamente com Jacó e o mandou voltar para casa. Labão, o sogro de Jacó, se sentia ameaçado com a riqueza de Jacó. Por isso, Jacó obedeceu a Deus.
Diz a Palavra de Deus:
“Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente. E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.” (Gênesis 31:2-3).

Jacó fugiu de Labão, levando sua família e tudo que tinha. Labão ficou zangado com essa atitude covarde mas Deus protegeu Jacó. Jacó reconheceu a proteção de Deus em sua vida. (Gênesis 31:42).
Terceiro acontecimento foi a luta com Deus: Jacó ainda estava com medo de encontrar seu irmão. Ele enviou sua família à sua frente e passou uma noite sozinho. Nessa noite ele lutou com um homem que na verdade era um anjo de Deus. O homem deslocou sua coxa, mas Jacó não o largou e exigiu uma bênção!
Diz a Palavra de Deus:
“E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” (Gênesis 32:26-28).

O homem mudou o nome de Jacó (que significa “traiçoeiro”) para Israel (“ele luta com Deus”). De manhã, Jacó era um homem diferente. Ele ganhou coragem, foi na frente de sua família e consertou tudo com seu irmão, que ficou muito feliz de o ver.
Quarto acontecimento foi Jacó se dedica a Deus: Algum tempo depois de voltar para casa, Deus falou outra vez com Jacó. Estava na hora de cumprir sua promessa.
Diz a Palavra de Deus:
“Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.” (Gênesis 35:1).

Jacó chamou sua família e mandou que todos se purificarem. Ele enterrou todos os ídolos que tinha e voltou para Betel, onde construiu um altar a Deus. A partir desse momento, Jacó se dedicou totalmente a Deus.
O quinto acontecimento foi a bênção para ir para o Egito: Quando Jacó já era muito idoso e descobriu que seu filho José estava no Egito, ele decidiu se mudar para lá. Mas, antes de ir, ele consultou a Deus. Jacó tinha passado de um homem traiçoeiro, que fazia tudo que queria, para um homem que procurava fazer a vontade de Deus. Deus abençoou Jacó mais uma vez e lhe disse para ir para o Egito sem medo.
Diz a Palavra de Deus:
“E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.” (Gênesis 46:2-4).

Jacó foi e viveu o resto de seus dias em paz, com sua família. Como prometido, Deus abençoou os descendentes de Jacó, que se tornaram a nação de Israel.
Quando você faz o voto de Jacó através do dízimo, Deus começa a transformar a sua vida e você passa a receber os frutos do Espírito e passa a ter uma experiência com Deus e com o tempo através da sua perseverança e fé você passa a herdar as bênçãos espirituais.
Diz a Palavra de Deus:
“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.”

As janelas se abrirem são as bênçãos de Deus derramadas na sua vida. Dízimo é primícias “primeiro Deus”, comece o ano bem colocando Deus em primeiro na sua vida sendo fiel a Deus no santo dízimo!

 

Comentários